
De acordo com o AS de 21 de maio, com apenas um jogo restante da La Liga contra o Athletic Bilbao, Lewandowski provavelmente perderá seu segundo Prêmio Pichichi (artilheiro da La Liga), que deve ser ganho por Mbappé.
O atacante polonês atualmente tem 25 gols na La Liga e 40 em todas as competições. No entanto, ele ainda não conseguiu marcar seu 100º gol pelo Barcelona. Lewandowski não marca desde 9 de abril contra o Dortmund, enquanto seu último gol na La Liga foi contra o Girona em 30 de março.
Lewandowski tem sido um jogador fundamental para Flick, e o técnico alemão o reativou. O sucesso desta temporada é inseparável dos objetivos do polonês. Ele marcou 40 gols em 51 jogos. No entanto, ele quase perdeu o prêmio de artilheiro devido a uma lesão que o encerrou na temporada, e seu desempenho caiu na segunda metade da temporada.
Xavi queria mandá-lo embora no verão, mas Flick impediu essa possibilidade porque, sob seu comando, Lewandowski mostrou a melhor forma de sua carreira. Ele não decepcionou o técnico alemão e teve um ótimo desempenho no início da temporada, marcando 16 gols nos primeiros 18 jogos, com média de 0,88 gols por partida.
No entanto, após a pausa de Natal, Lewandowski não conseguiu manter o ritmo de pontuação anterior. Após a partida contra o Atlético de Madrid, ele marcou apenas 9 gols nos 20 jogos seguintes, com sua média de gols por jogo caindo para 0,45. Na Liga dos Campeões, ele marcou nove gols na fase de grupos, mas só marcou dois gols nos jogos seguintes, ambos em casa contra o Dortmund.
O mesmo aconteceu com Lewandowski em sua primeira temporada no Barcelona, onde chegou como um grande atacante e teve uma ótima atuação nos primeiros minutos. Ele fez um total de 46 partidas naquela temporada e marcou 33 gols. Mas nos primeiros 15 jogos da temporada, ele marcou 13 gols, com média de 0,86 gols por jogo, enquanto nos 23 jogos restantes, ele marcou apenas 10 gols, com a média de gols por jogo caindo para 0,43.
Lewandowski nunca escondeu sua tristeza após a Copa do Mundo do Catar: “Senti que havia perdido minha chama.” Seu declínio de desempenho durou quase todo o ano de 2023, e sua segunda temporada no Barcelona foi sua pior temporada. Embora seus dados como um todo sejam bons para qualquer atacante, eles parecem baixos para Lewandowski.
Na temporada 2023/24, ele fez 49 jogos e marcou 26 gols. Na La Liga, ele marcou um total de 19 gols, sendo seu pior registro no Barcelona, com apenas 3 gols na Liga dos Campeões, 2 gols na Copa do Rei e 2 na Supercopa da Espanha. Nas primeiras 18 rodadas da La Liga, ele marcou 8 gols, com média de 0,44 gols por jogo, mas nos 20 jogos restantes, ele marcou 11 gols, elevando sua média de gols por jogo para 0,55.
Em princípio, o Barcelona não buscará um novo centro no mercado. Eles ainda acreditam em Lewandowski, e Ferran Torres pode ter mais tempo de jogo na próxima temporada. Além disso, há Olmo, que pode ser usado como falso nove, e o time também espera lançar um ponta que possa jogar no meio.
Embora Lewandowski continue em boa forma, está claro que seu desempenho irá cair gradualmente e o Barcelona precisará ter um plano B se seus números de gols diminuírem.
Este recurso foi enviado por um usuário e o conteúdo foi coletado da internet. Nosso site apenas o recomenda gratuitamente para fins de aprendizado e compartilhamento. Em caso de questões relacionadas a direitos autorais ou outros problemas, entre em contato com nossa equipe editorial para tratativa!
Importante: Se o software exigir pagamento, assinatura ou recarga, trata-se de uma ação do desenvolvedor ou da empresa responsável, não tendo qualquer relação com o nosso site. Cabe ao usuário fazer seu próprio julgamento!