A Premier League está prestes a escrever um novo capítulo na história do futebol europeu: na próxima temporada da Liga dos Campeões, a Inglaterra poderá contar com seis representantes, um feito inédito no atual formato da competição.
A oportunidade histórica se deve à final da Liga Europa, marcada para o dia 22 de maio, entre Manchester United e Tottenham. Além do troféu, o confronto vale uma vaga direta na fase de grupos da Champions League da próxima temporada — um direito assegurado ao campeão da Liga Europa pela UEFA.
Graças à nova regra de redistribuição de vagas da UEFA, a Premier League já possui cinco vagas garantidas para a Champions, com Liverpool, Arsenal, Manchester City, Newcastle e Chelsea assegurando os cinco primeiros lugares da liga. Caso United ou Spurs conquistem a Liga Europa, serão o sexto clube inglês na próxima Champions.
Histórico e impacto nas vagas europeias
A última vez que cinco clubes ingleses participaram da Champions foi na temporada 2017/18, quando o Manchester United também havia vencido a Liga Europa e juntou-se a Chelsea, Liverpool, City e Tottenham na competição.
Com isso, a classificação para as demais competições europeias também será impactada:
-
Liga Europa: O 6º colocado da Premier League (atualmente o Nottingham Forest) se garante na fase de grupos.
-
A outra vaga da Liga Europa será decidida na final da Copa da Inglaterra entre Manchester City e Crystal Palace.
-
Se o Palace vencer, vai direto à Europa League.
-
Se o City for campeão, a vaga será herdada pelo 7º colocado, o Aston Villa.
-
-
Liga Conferência: Newcastle já tem vaga garantida por vencer a Copa da Liga Inglesa. Mas como os Magpies devem terminar entre os sete primeiros, essa vaga será repassada ao 8º colocado, hoje o Bournemouth.
A hegemonia inglesa no futebol europeu não é mais apenas uma percepção — é um fato. A Premier League não só lidera em competitividade e audiência, como também ganha espaço em número de participantes e influência nas principais competições da UEFA.
Este recurso foi enviado por um usuário e o conteúdo foi coletado da internet. Nosso site apenas o recomenda gratuitamente para fins de aprendizado e compartilhamento. Em caso de questões relacionadas a direitos autorais ou outros problemas, entre em contato com nossa equipe editorial para tratativa!
Importante: Se o software exigir pagamento, assinatura ou recarga, trata-se de uma ação do desenvolvedor ou da empresa responsável, não tendo qualquer relação com o nosso site. Cabe ao usuário fazer seu próprio julgamento!